SEGUIMENTOS

EDUCAÇÃO INFANTIL - Maternal / Jardim.

É a primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seu aspecto físico, cognitivo e social. Complementando a ação da família e da comunidade. Atende aos alunos a partir dos três anos, baseando-se em um
processo criativo e dinâmico, direcionando para uma proposta educadora a partir do Projeto Pedagógico A EI (educação infantil) compreende as
seguintes etapas, assim divididos:
• Maternal 2, para os alunos que completarem três anos até maio.
• Pre 1, para os alunos que completarem quatro anos até maio
• Pré 2 para os alunos que completarem cinco anos até maio.

A promoção: Os alunos são promovidos para as séries seguindo a idade cronológica, as atividades são consideradas lúdicas mas, com o objetivo de levar a criança a ampliar o seu domínio em campos simbólicos, estimulando o prazer de ler e escrever, levar a criança a se identificar com a literatura através de contos modernos e tradicionais e ampliar a percepção de detalhes no interior do texto. Nesta fase os alunos não são avaliados através de provas ou testes e sim pelos seus hábitos e atitudes, o seu desenvolvimento será exposto no EPeM e relacionado através do relatório descritivo. Quando há observações da escola a respeito do comportamento da criança é indicado que ela seja levada aos especialistas, (psicólogo, neurologistas ou outros).

A entrada dos alunos ocorrerá após a entrada dos alunos das séries seguintes e pelo outro portão as 7:35h ou as 13:05 são recebidos pela diretora e ou pela coordenadora.
Os alunos são dispensados pela professora e coordenadora aos pais, obedecendo a ordem de saída das turmas, Os responsáveis devem aguardar no portão e não interditar a passagem preservando a segurança dos alunos, não chamar as crianças para fora, aguardar o professor liberar, pela grade de acesso a escola, caso o responsável precise que outra pessoa venha buscá-lo avise pelo telefone, mande recado na agenda ou mande um documento de identificação do responsável com um bilhete informando o nome da pessoa que irá substituí-lo. O período de adaptação é diferenciado para cada aluno, ou turma, de acordo com o desenvolvimento emocional.

No recreio os alunos tem exclusivos espaços para as diferentes fases e auxilio da assistente geral no horário do recreio. A merenda deve ser proporcionada para os alunos pelos pais atendendo ao seu paladar, e proporcional ao seu consumo para uma colação. Não será possível ou
organizado o armazenamento de garrafinhas na geladeira da escola.

Cada grupo tem o seu horário para frequentar o parquinho, que é utilizado diariamente pelas turmas da EI e as séries iniciais do F1.

Os alunos só devem trazer brinquedos nos dias combinados com a professora, que deverá ter identificação. Não permitam enfeites de cabelos pequenos, brinquedos com peças miúdas e moedas, poderão oferecer risco as crianças (pois nesta fase eles colocam os objetos na boca). Preencham a agenda com todos os dados necessários para comunicação e atendimento ao aluno, isto é de suma importância em caso de alguma eventualidade.

Todo material e uniforme deverá conter a identificação de forma clara e legível, inclusive os casacos que é fácil confundi-lo e esquecê-lo.

As atividades curriculares desta etapa são: português, matemática, geografia, história, ciências, inglês, informática, religião, artes, musicalidade, recreação, teatro e filosofia.

Serão dispensados das aulas os alunos que apresentarem algum tipo de indisposição que comprometerá o seu rendimento. A coordenação escolar então entrará em contato com os responsáveis.

Os projetos desta etapa estão descriminados na agenda escolar. É extremamente importante que os pais ou responsáveis do aluno assinem a agenda respondendo a participação do aluno na atividade, só assim será efetivada. O prazo de tolerância para a atividade será de 1 semana, quando não é respondido' entendemos que não há interesse na participação.

Período de adaptação:
Durante a aula magna os alunos participam com os pais de toda rotina diária, para que os pais possam perceber como as atividades acontecem, e os alunos sentirem mais segurança. Nas próximas aulas os alunos participarão de meio período das aulas até se adaptarem ao cotidiano escolar, este tempo varia de aluno ou turma, pois as necessidades são diferenciadas.

Baile de Carnaval
Os alunos virão neste dia fantasiados e com um responsável para acompanhá-lo nesta atividade, para o animado baile de carnaval. Prêmio para a melhor fantasia.
Horário:Turmas manhã e tarde 10:00h

Dia da Moda
O aluno deverá vir com uma roupa de festa, bem bonito e bem penteado para um desfile entre as turminhas

Auto da Páscoa
O Auto da páscoa será apresentado aos pais as 10:30h e as 15:00h.
O aluno deverá entrar em seu horário normal de aula.

Dia da Foto
Os alunos deverão trazer um álbum de fotos que preferirem. No dia eles deverão mostrar as fotos aos amiguinhos e contar sobre sua família.

Jacabeto
Será criado para incentivar o letramento e narração de histórias.

Meu Amigo
Em sala os alunos criam um personagem, este irá visitar a casa dos amigos nos fins de semana.

Dia das Mães
Para as mães será feita uma apresentação em sua homenagem ás 10:30h e as 15:00h. O aluno deverá vir uniformizado no seu horário normal de aula.

Mini olimpíadas:
São atividades de contato e esforço físico, com a finalidade da concepção do bom comportamento e atitude em jogos e brincadeiras.

3 Festa Junina
Os alunos poderão vir caracterizados no horário normal de aula e trazer o quitute que foi estipulado por cada turma. Os pais deverão vir no horário agendado para apreciarem a quadrilha.

3 Desfile Cívico
A escola apresenta o desfile cívico para a comunidade.

Contando histórias
O alouno levará para casa um livro onde deverá contar a história para os colegas de acordo com as gravuras.

Dia dos Avós
Cada aluno poderá vir acompanhado de seus avós para uma singela homenagem. Os pais deverão trazer no horário da entrada um prato estipulado pela escola.

Dia da Culinária
Cada aluno deverá trazer um ingrediente, e a turminha junta fará uma receita básica. Todos com as mãos lavada e utilizando os aventais.

Dia dos Pais
Para os pais será feita uma apresentação em sua homenagem ás 10:30h e as 15:00h. O aluno deverá vir uniformizado no seu horário normal de aula.

Dia da beleza
Os alunos devem vir de roupa de festa, bem penteados e com os acessórios que desejarem e na escola terão suas unhas feitas, meninas maquiadas para depois desfilarem para as outras turminhas.

Festa da Primavera
Este será um dia reservado para divertimento das crianças, apresentação das coreografias e integração entre família e escola. Neste dia serão distribuídas mesas frente ao palco, estas serão adquiridas por ordem de chegada, não havendo reserva de mesa antecipada. O figurino será entregue com antecedência na secretaria.

Dia das Crianças
Nossa escola irá comemorar o dia das crianças de forma bem alegre, num divertido salão de festas. Neste dia não haverá aula. O valor será estipulado com antecedência pela secretaria.

Auto de Natal
Vamos comemorar junto com toda escola celebrar e agradecer a amizade, o companheirismo e a parceria de todo o ano letivo com coreografias, pescaria, bebidas e muita diversão. 

COLÉGIO ROCHA - SOCIEDADE EDUCACIONAL CORTÊS DA ROCHA
Avenida Fluminense - Vila Rosali - São João de Meriti - Cep: 25510-142 - São João de Meriti - RJ
Telefone: (21) 2756-6630  |  Email: atendimento@colegiorocha.com.br

Todos os direitos reservados: Colégio Rocha