SEGUIMENTOS

ENSINO FUNDAMENTAL - 6º ao 9º ano
Preparando para as escolhas

Do 6º ano ao 9º, chamamos de F2, no F2 eles terão tempos de aulas de disciplinas individualizadas assim como a promoção será independente uma da outra (progressão parcial).

As avaliações: são elaboradas pela coordenação juntamente com os professores seguindo o programa curricular. Tem peso maior na computação das médias. São aplicadas seguindo o horário das disciplinas no período agendado. Os alunos devem realizar as mesmas em duas horas. Serão comunicados os horários das avaliações através da agenda.

Neste dia os alunos deverão trazer para a escola, a agenda escolar, a carteirinha e o material para elaborar a atividade, não será permitido o uso dos celulares nas salas. As avaliações assim como o boletim com as médias são entregues aos responsáveis individualmente na reunião.

As verificações: são mensais têm peso médio na computação das médias. São elaboradas pelo professor e supervisionadas pela coordenação, realizadas integradas em um dia de aula específico e não haverá 2ª chamada. São entregues aos alunos com o comunicado para os responsáveis.

As datas das avaliações e verificações poderão ser alteradas.

Os projetos pedagógicos devem ser elaborados pelos alunos individualmente em casa e apresentado na escola, os mesmos têm muita importância no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Trabalhar com projetos significa propor um conjunto de situações contextualizadas de ensino-aprendizagem que serão elaboradas num processo coletivo, 13 envolvendo alunos e conteúdos. Os projetos têm intenção de colocar os alunos em contato com práticas da língua oral e escrita amparadas por propósitos sociais definidos e com interlocutores reais, previamente determinados. Ler, escrever, falar e escutar ganham dimensão prática, com objetivos imediatos, tendo em vista o objetivo final. Dizendo de outra forma, o trabalho com projetos possibilita situações de produção em que os contextos diferem daqueles do cotidiano escolar. Nas séries iniciais os primeiros projetos são elaborados em sala para que se possa perceber como a criança é capaz de elaborar tal atividade.

O seminário Seminário: Consiste em uma apresentação oral em 3 min. para a turma, o tema agendado de forma criativa, não necessariamente em cartaz, ter o cuidado de não fugir do assunto abordado, é um projeto que o aluno apresenta oralmente para os colegas da sua turma, serve para desenvolver no aluno a habilidade de se expressar em público e fixar o conteúdo.

O simulado é realizado a partir do 5º ano no último dia letivo de aula.

É uma atividade feita na escola, consiste em questões objetivas de marcar x, tem peso maior na média, possibilita criar autonomia de enfrentar concursos. Nele contêm 50 questões com 5 alternativas das disciplinas: de português(10), matemática (10), geografia (5), história(5), ciências (5), inglês (5),Redação e Cidadania, Ed física(3) e 4 de atualidades. Tem como objetivo preparar os alunos emocionalmente para realizarem atividades com determinado rigor e pressão psicológica.

Não há trabalho em grupo fora da escola, mesmo que os outros alunos falem sobre o mesmo tema, os projetos devem ser elaborados separadamente.

Como elaborar os projetos:
Todos os trabalhos desta instituição devem ser elaborados individualmente e de forma diferenciada. Tem a função de acrescentar informações a criança. Deve ter o acompanhamento dos responsáveis, mas elaborados pela criança.

Pesquisa:
Deve ser sempre manuscrita, pois a sua finalidade é acrescentar e fixar conteúdos, respeitar as margens e regras ortográficas, procurar em outras fontes (livros, reportagens ou sites.) copiar informações importantes de pelo menos duas fontes diferentes.

Recortar ou desenhar figuras coloridas que represente o fato em questão. Deve ser elaborado em folha de papel almaço com pauta. Ao final de toda pesquisa deve conter conclusão. Incluir na capa o cabeçalho e todos os dados do aluno, nome, nº, ano e turno.

Não esquecer a bibliografia Cartaz:
Este deve conter somente o tema do trabalho, gravuras de fácil visualização, os textos são apenas explicativos (3 linhas) e cabeçalho.
Não é necessário 1 cartolina inteira. Não esquecer a bibliografia.
Resumo: Geralmente de 1 livro, em folha pautada, contendo um resumo manuscrito que explique a história do livro solicitado.
É importante citar todos os personagens.
Não esquecer a bibliografia. Pode ser solicitado também uma representação teatral ou criativa.
Maquete: Não significa folha de isopor e tão pouco grande.
Uma maquete deve representar uma cena ou um tema de forma que o expectador entenda.
Usar a criatividade para representar o conteúdo. Ex: caixa de sapato, caixa de leite, caixa de papelão, miniaturas, telhas, pet e etc.
Feira Regional: Os alunos levam para casa um tema que deverá ser explorado individualmente, funciona feito uma gincana.
As avaliaçãoes serão atribuidas as turmas e individualmente.
O tema central de 2014 será: Brasil: muito mais que samba e futebol.
Tarefa: são atividades extras feitas em sala de aula, podem ser agendadas ou não.
Os valores e datas destas atividades poderão sofrer alterações de acordo com os professores sendo comunicado pela agenda.

Médias bimestrais
A média é o resultado das 2 verificações, a avaliação, o projeto e as atividades do livro e do caderno.
Primeiro Bimestre - V1 = 5+V2=5(Av=10x2):3
Segundo Bimestre - V3=10+V4 = 10:2
Terceiro Bimestre - V5=5+Pr+Av (10x2):3
Quarto Bimestre: - V6=5+Vr=5+Av=10+Sim x 2:4

- As atividades curriculares desta etapa são: português, matemática, geografia, história, ciências, inglês, sociologia, religião, artes, musicalidade, Educação física, jogos, dinâmicas de grupos, redação, recreação, teatro, espanhol e filosofia.
- A correção das atividades no F1 é feita primeiramente no quadro branco em conjunto, e posteriormente pela professora individualmente.
- Não permita que as atividades para correção se acumulem.
- No 2o segmento a correção é feita somente no quadro em conjunto, nesta fas o aluno deverá ter maturidade para autonomia.
- O professor deverá dar o visto no caderno do aluno diariamente.
- Na amostra pedagógica cada aluno desenvolve uma tese para ser exposta para o público em geral, antes ela deve ser apresentada ao professor.
- Os alunos também são avaliados diariamente nas atividades propostas.

Quando o aluno, por algum motivo, não comparecer as avaliações, deverá apresentar o atestado médico ou pagar a 2ª chamada na secretaria e apresentar essa autorização para o professor em 15 dias. Caso isto não aconteça o mesmo perde a avaliação e ficará sem essa nota para computar na média. É tarefa de o responsável pegar a autorização e enviar ao professor.

Na saída os alunos são dispensados pela inspetora ou coordenadora, F2: obedecendo ao quadro de horários das aulas, os alunos são liberados sem os responsáveis. Preencham a agenda com todos os dados necessários para comunicação e atendimento ao aluno, isto é de suma importância em caso de alguma eventualidade. Serão dispensados das aulas os alunos que apresentarem algum tipo de indisposição que comprometerá o seu rendimento.

A coordenação escolar então entrará em contato com os responsáveis. Caso apresente algum problema de indisciplina o aluno precisará de um responsável para vir buscá-lo todos os dias.

Serão liberados para o recesso os alunos que obtiverem a soma de 15 pontos nos 2 primeiros bimestres, os demais deverão frequentar aulas e avaliações na segunda quinzena no mês de julho.

Serão liberados os alunos que realizarem o SIMULADO com 50 questões valendo 100 pontos com todas as disciplinas e conseguir nota superior a 70, e sem zerar em nenhuma disciplina. Isto significa que o 16 mesmo teve ótimo rendimento e será beneficiado entrando de férias antes do previsto.

Serão liberados para as férias os alunos que conseguirem a soma superior a 28 pontos nos 4 bimestres. Os demais irão freqüentar as aulas e avaliação de recuperação. Poderão freqüentar a recuperação os alunos que não conseguiram 28 ou 24 pontos em menos de 3 disciplinas. Ou seja, não é permitido que o aluno fique para recuperação em 4 disciplinas, estes serão considerados retidos. A recuperação é um recurso utilizado para superar as deficiências dos alunos com poucas dificuldades, porém não irá sanar as dificuldades do ano todo na recuperação final. Serão promovidos para as séries seguintes, aqueles que obtiverem nota maior que 6,0 pontos, na recuperação final.

Para todo corpo discente: (F2):
Reunião com os responsáveis: O primeiro e único encontro que será em grupo.

Visando priorizar o desenvolvimento individual de cada aluno, as reuniões não são mais em grupos e sim, individuais de caráter pessoal do aproveitamento cognitivo do aluno. Ou seja, responsável e professora (não enviar representantes) tem o propósito de informar os pais o desenvolvimento da turma, projetos futuros e assuntos pedagógicos.

Os responsáveis devem trazer a agenda e este livrinho para os encontros. Não estaremos entregando provas ou boletins aos alunos sem agenda ou pasta.

Fora o dia da reunião o atendimento aos pais será feito pelo coordenador ou professor regente com agendamento ou em situações de emergência.

O material didático é solicitado de acordo com a faixa etária, escolhidos pela equipe pedagógica. Os materiais oferecem condições para que a aprendizagem ocorra nas atividades rotineiras ou provocadas por situações pedagógicas intencionais, orientadas e mediadas pelos professores, tornando-as significativas. Na Educação infantil é usado coletivamente e no Ensino Fundamental é usado individual.

Os livros poderão ser reaproveitados somente no 2o segmento do Ensino Fundamental (6o ano ao 9o ano), se as respostas das atividades propostas estiverem apagadas, caso contrário o livro poderá ser confiscado pela coordenação. Lembrando que, somente as atividades farão com que o desenvolvimento seja promovido.

As atividades extraclasses:
Inicia a partir de março. Tem como objetivo estimular a criatividade, desenvolver aspectos psicomotores, artísticos e de concentração. Os espaços permitem maior dinamização considerando as características de cada ambiente e dos materiais utilizados como. Estúdio de dança, Quadra coberta, tatame, piscina, sala de música com instrumentos e mesa amplificada.

O transporte escolar deve ser administrado pelos pais ou responsáveis tanto a contratação quanto aos cuidados que devem ser tomados: nome, telefones, identificação do condutor e do veículo. Verificar as condições do veículo, seguro e autorização dos órgãos competentes, preço, condições de pagamentos, reajustes e cumprimento do calendário escolar mesmo que seja atividades extra curricular que também é dia letivo.

O mais importante é solicitar ao contratado que atenda aos horários que os alunos devam cumprir e atividades do aluno, levar em consideração que o mesmo não poderá ser prejudicado pelo transporte escolar.

As atividades festivas e homenagens devem ser respondidas na agenda, pois as lembranças são confeccionado partindo da resposta positiva do responsável, tendo ou não avisado na secretaria ou a outros funcionários.

Todos os alunos devem ser investigados criteriosamente quanto às necessidades sensoriais ou terapêuticas (oftalmologista, otorrino, hiperatividade, dificuldades de aprendizado, transtornos e necessidade de medicamentos). Levar em consideração todas as observações relatadas na agenda, nos relatórios ou expressadas no encontro de pais, as faltas (dia letivo, projetos ou avaliações) devem ser compensadas em casa, justificada ou não, pois a escola entende a necessidade do aluno mas não promove o seu desenvolvimento.

Os assuntos administrativos devem ser tratados em particular com a coordenação. Assim como os casos isolados devem ser tratados em particular.

Caso os responsáveis precisem conversar com um dos professores ou coordenadores enviem o recado pela agenda ou pelo telefone da coordenação para marcarmos sua visita.

Nos dias de reunião de pais não haverá aula. Os alunos devem ficar em casa e não podem participar da reunião. Os pais devem acompanhar diariamente o desenvolvimento dos alunos observando se tudo está corretamente organizado, caso isso não aconteça entrar em contato com a coordenação, não permitindo o acúmulo de atividades irregulares.

Para que nos dias de provas não surjam imprevistos, pois ficará difícil solucionarmos algum problema em dias de provas. Os horários das reuniões serão passados posteriormente.

As atividades promovidas pela escola encontram-se na agenda do Colégio Rocha.

Não é permitido ao aluno se desviarem do trajeto escolar com uniforme, os pais devem intervir severamente, caso isto aconteça, preservando a segurança do menor.

Cada aluno deve trazer para escola um copo para uso pessoal (extremamente de uso próprio).

No 1º dia de aula será imprescindível a agenda escolar do aluno, assim como a entrada do aluno deverá ser corretamente uniformizada, sem uso de acessórios como bonés, brincos, maquiagem, etc. Tanto o uso do celular, dos aparelhos eletrônicos, como o uso do corretivo líquido em sala de aula não é permitido caso ocorra os mesmos serão recolhidos e entregues ao responsável. Em março estaremos iniciando o uso dos livros didáticos. O mesmo poderá ser dispensado por um desses motivos.

Para um desenvolvimento pleno é preciso que as crianças estejam os mais saudáveis possíveis, para isso é preciso que se faça exames periódicos de vista, de audição, entre outros.

Em 2015 será cobrada uma taxa de R$ 2,00 para o seguro escolar dos alunos que será cobrada a partir de março. Em fevereiro os alunos devem pagar R$ 5,00 da carteirinha do estudante (que este ano não faremos na escola). Declaração Escolar R$ 15,00, Histórico Escolar R$ 100,00.

O aniversário do aluno pode ser comemorado na escola, é comum trazer saquinhos surpresa, salgadinhos, bolo, docinho e refrigerante.

O aniversariante poderá trazer 3 convidados (festa para 30 alunos). Nossa escola pede a colaboração dos pais com remédios e absorventes, para suprir a necessidade em caso de alguma eventualidade.

Todas essas informações foram abordadas no 1º Encontro de Pais e Mestres.

A principal função da escola é a socialização, que nesta etapa significa a assimilação de novos conteúdos que vêm sendo cada vez mais cobrados aos jovens na sociedade, assim como seus hábitos e atitudes, portanto, os alunos que não atenderem as determinações da escola, que implica no direito de outros alunos prejudicando o desenvolvimento da turma, poderão ser advertidos, por algumas formas legais, dependendo do grau da indisciplina.

Estes objetivos serão alcançados através da parceria entre pais e escola. A instituição está sempre tentando melhorar o espaço físico e corpo técnico para melhor acomodar os alunos. Em 2015 contamos com salão de jogos, parquinho, auditório, 4 salas de aula com banheiros masculino 19 e feminino para a educação infantil e 1º ano, 5 salas de aulas amplas e arejadas, 5 salas de aula com ar refrigerado, sala de música, lanchonete, espaço para educação integral, quadra poli esportiva, rampa de acesso, secretaria, coordenação, diretoria, sala de vídeo, piscina, estúdio de dança, estúdio de música, e 19 banheiros distribuídos pela área maior que 1860m2 de espaço construído. Estaremos sempre tentando melhorar nossas instalações para melhor acomodar nossas crianças.

Obs: Os responsáveis pelo menor são aqueles cujos nomes constam na certidão de nascimento. Caso haja alguma restrição quanto à liberação ou abordagem dos alunos deverá ser apresentado através de documentos (comprovante de guarda, e ou de afastamento).

Em caso de eventualidade poderá ocorrer mudanças na estratégia ou no calendário.

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